Sua Marca, Sua Identidade

Construindo uma identidade visual

Identidade visual: qual a sua real importância?

Todos nós sabemos bem o que representa uma marca e a influência que ela pode exercer em nossas escolhas. Ao acordar interagimos com inúmeras delas mesmo sem sair de casa. Produtos de higiene, alimentos que consumimos, uma grande variedade de itens que refletem nossas preferências. E por que não dizer que nos atraíram para que os desejássemos?

Marcas fazem parte de nosso universo visual e têm a sua imagem formada a partir da percepção que temos delas. Essa imagem é construída principalmente pela união de três fatores: experiência pessoal, meios de comunicação de massa e nossas relações pessoais. Ou seja, imagem pode ser entendida como o que a empresa aparenta ser, como ela é percebida pelas pessoas.

A marca é formada assim por um conjunto de valores objetivos e subjetivos, que foram se somando a partir de cada interação única entre cliente e produto. E de que forma essa empresa, produto ou serviço pode se apresentar aos seus antigos e futuros clientes? Através de sua identidade visual!

A nossa identidade define de maneira geral quem somos. Ela indica nossa origem, nosso nome e “imagem”. É a forma que temos de nos “apresentarmos” formalmente à sociedade. Essa comparação bem sucinta nos ajuda a transferir os mesmos elementos para a empresa, produto ou serviço. Através de sua identidade visual, eles podem “materializar” seus valores objetivos e subjetivos.

Elementos institucionais da Identidade Visual

Toda marca precisa de um nome. Que pode ser escrito de diversas formas, utilizando uma tipografia já existente ou criando um padrão novo. A essa forma personalizada de escrever o nome chamamos de logotipo.

A marca muitas vezes é formada por um elemento gráfico que sintetiza determinada idéia. Esse elemento é conhecido como símbolo. À junção de logotipo e símbolo são acrescentadas as cores padrão que representam a marca.

A cor é tão importante quanto os primeiros elementos descritos acima. Ela é a primeira a ser percebida à distância e é responsável por derivar todo o padrão cromático presente na empresa, produto ou serviço. Completando esses três itens e também de igual relevância, vem a família tipográfica institucional, que é a tipologia padrão utilizada para escrever todas as informações complementares da empresa.

Esse conjunto de itens são os elementos gráficos institucionais que fazem parte da identidade visual.

A identidade é importante para definirmos claramente com quem estamos nos relacionando. Quando entramos em uma agência bancária, independente da região em que está localizada, percebemos que a disposição de todos os elementos é praticamente a mesma. Se analisarmos os folhetos, veremos que há a utilização de uma única linguagem. Enfim, todas as peças e sistemas necessários para cada empresa, produto ou serviço devem seguir a mesma identidade visual, para que a sua marca seja reconhecida e possa se firmar no mundo tão repleto de formas e imagens em que vivemos.

Publicado originalmente em: www.interligar.com.br

NÃO PERCA TEMPO! Mostre o seu trabalho e o seu talento para o mundo.

Serviços de qualidade

Compreendendo a importância da Internet para o seu negócio, nos propomos a trabalhar junto com você para desenvolver uma imagem sólida e confiável de forma a que você conquiste, através da rede mundial de computadores, seu espaço.

Conheça nossos serviços

Entre em contato...

Nome:
E-mail:
Fone:
Mensagem: